Uma impressora é um dispositivo que imprime. O verbo imprimir, por sua vez, faz referência a marcar letras e outros caracteres gráficos num papel ou noutro material. Exemplos: “Preciso de uma impressora de boa qualidade para imprimir os cartazes”, “Estamos com problemas: quebrou-se a impressora”, “Nos próximos anos, as impressoras tridimensionais serão bastante populares”.
É possível considerar a impressora como um periférico de um computador. Neste caso, a impressora é o dispositivo de saída que permite imprimir os resultados de uma operação realizada com o computador.
Tomemos o caso de um homem que queira entregar o seu currículo (CV) a uma empresa. Este homem pode utilizar o teclado para introduzir a sua informação pessoal para o computador: posto isto, escreve o seu nome completo, a sua experiência profissional, as referências, etc. Feito isto, utilizará a impressora para plasmar os dados inseridos no papel. Quando já tiver o papel impresso, poderá levar a folha com o seu CV até à empresa em questão.
É possível distinguir distintos tipos de impressora dependendo da tecnologia que utilizam. As impressoras a laser funcionam com um toner e destacam-se pela sua velocidade, alta qualidade e baixo custo por cópia. As impressoras de injecção de tinta, por sua vez, deixam tinta pulverizada sobre o papel. Mais antigas são as impressoras de matriz por pontos, que realizam as impressões ponto por ponto.
Conhece-se pelo nome de impressora multifunções o periférico que, para além de imprimir, permite digitalizar, fotocopiar e, em alguns casos, enviar faxes ou ler memórias de câmaras digitais.