O termo alt não consta dos dicionários lusófonos embora seja bastante frequente no âmbito da informática. A tecla Alt, igualmente conhecida como tecla de Alternativa, faz parte dos teclados dos computadores e é usado para aceder a certos menus e atalhos.
De acordo com o tipo de teclado e dependendo da distribuição das teclas conforme o idioma, podemos ter duas teclas Alt (uma à esquerda e a outra à direita do teclado) ou com uma tecla Alt e uma tecla Alt Gr.
A tecla Alt funciona de diversas formas de acordo com o sistema operativo em questão e o programa (software) que esteja em uso. Quando uma pessoa está a escrever no Microsoft Word e pressiona a tecla Alt, o cursor dirige-se para a barra de ferramentas e poderá aceder a opções como Arquivo, Edição, Ver e outras.
No caso do sistema operativo Windows, a combinação da tecla Alt com Tab permite alternar entre janelas, ao passo que a combinação Alt+F4 ordena o fecho de uma janela.
Uma combinação bastante usada é Alt+Ctrl+Supr: ao pressionar estas três teclas, o Windows mostra os processos que estão a ser executados nesse momento, oferecendo a possibilidade de os fechar ou até reiniciar ou apagar o sistema.
Outra das possibilidades que oferece a tecla Alt combinada com outras teclas é inserir caracteres que não se encontram disponíveis no teclado. O utilizador deve manter pressionada a tecla Alt e escrever certos números para que apareçam esses caracteres. A combinação Alt+164, por exemplo, insere a letra ñ com til (muito usado em castelhano).