A representação visual de um objecto recebe o nome de imagem. Esta representação pode realizar-se através de diversos procedimentos ou técnicas, como a fotografia, a pintura ou o vídeo.
Digital, por sua vez, é aquilo que é relativo aos dedos, ainda que actualmente o conceito seja usado no âmbito da tecnologia em referência à representação de informação de modo binário (em dois estados).
Estas definições permitem-nos indicar que uma imagem digital é qualquer representação bidimensional construída a partir de uma matriz binária (composta de uns e de zeros). Pode-se obter estas imagens de diversas maneiras.
Uma possibilidade é utilizar um dispositivo que trata da conversação analógica-digital. É o caso de uma câmara fotográfica digital ou de um scanner. Com uma câmara deste tipo, uma pessoa pode tirar uma imagem e guardá-la em formato digital, seja num computador ou noutro suporte/dispositivo. O scanner, por sua vez, permite registar e capturar uma imagem física (como uma foto numa revista) e transforma-la numa imagem digital.
Outra opção é criar imagens digitais através de um software. Com um programa básico como o Paint, é possível fazer um desenho com a ajuda do rato e criar uma imagem digital.
De acordo com a sua resolução, a imagem digital pode classificar-se de diferentes formas. Pode-se falar, neste sentido, de imagem matricial ou de imagem vectorial. A preferência por um ou outro formato depende das necessidades do desenhador ou da pessoa que fizer uso da imagem.