O conceito de dispositivos de armazenamento engloba duas noções. Os dispositivos são máquinas ou sistemas capazes de desenvolver certas acções e cumprir com um objectivo (estão “dispostos” para isso). O armazenamento, por sua vez, é a acção e o efeito de armazenar (reunir ou guardar coisas, registar informação).
Desta forma, podemos afirmar que os dispositivos de armazenamento são aparelhos que escrevem ou lêem dados num suporte. Estes dispositivos, por conseguinte, trabalham em conjunto com todos os meios onde se armazenam os arquivos de um computador ou de outro sistema informático, tanto lógica como fisicamente.
Um disco rígido é um dispositivo de armazenamento. Este tipo de aparelho dispõe de um ou mais discos que se encontram unidos por um mesmo eixo e que giram numa estrutura metálica. Cada disco apresenta cabeças de leitura/escrita para trabalhar com a informação.
As unidades de CD-ROM ou DVD-ROM também são dispositivos de armazenamento. Estas unidades podem ser só leitoras ou ter capacidade para gravar informação no formato correspondente (CD o DVD). Os dispositivos de CD-ROM e DVD-ROM fizeram que as disquetes ficassem em desuso, uma vez que este dispositivo de armazenamento oferece, segundo os parâmetros da tecnologia actual, uma capacidade bastante limitada.
Entre os dispositivos de armazenamento que mais cresceram nos últimos anos, destacam-se os leitores de cartão de memória, que fazem parte dos computadores através da porta USB ou de uma placa. Os cartões de memória são mais resistentes do que os CD-ROM e os DVD-ROM e são mais cómodos de transferir.