Quantcast
Channel: Tecnologia – Conceito.de
Viewing all articles
Browse latest Browse all 122

Conceito de dispositivo de saída

$
0
0

Um dispositivo, do latim disposĭtus (“disposto”), é uma máquina ou um sistema que cumpre com determinadas acções; isto é, está “disposto(a)” a levar a cabo determinadas acções.

Saída, por outro lado, é a acção e o efeito de sair. Este verbo refere-se ao acto de partir de um lugar para outro, passar de dentro para fora ou de se livrar de alguma moléstia.

Estas definições ajudam a entender o conceito de dispositivos de saída, uma noção que se utiliza na informática. A primeira coisa que se deve ter em conta é que a entrada/saída está associada às interfaces que usam as unidades de um sistema de informação para estabelecer uma comunicação: a entrada é o sinal recebido pela unidade e a saída é o sinal que é enviado.

Um dispositivo de saída, por conseguinte, é aquilo que emite um sinal carregado de informação. Neste sentido, podemos mencionar a impressora (que recebe informação de um computador e produz uma impressão em papel), o monitor (apresenta os dados no ecrã), os auriculares (emitem sons para que sejam ouvidos por uma pessoa) e os altifalantes/as colunas (reproduzem sons para o ambiente).

Exemplos: “O meu computador tem vários dispositivos de saída porque preciso de dispor da informação em diferentes formatos”, “Para mim, a impressora não é um dispositivo de saída indispensável, pois costumo trabalhar em rede e não preciso de extrair os dados”, “Não me adianta de nada ter um computador sem dispositivos de saída”.

Cabe destacar que alguns dispositivos desenvolvem ambas as operações (entrada e saída), como uma placa de rede ou um modem.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 122