Aplicação é um termo que provém do vocábulo latim applicatĭo e que faz referência à acção e ao efeito de aplicar ou de se aplicar (pôr uma coisa em cima de outra, utilizar, empregar ou executar algo, atribuir).
Exemplos: “Preciso de uma nova aplicação da vacina antes de partir para a África”, “A aplicação será por via intravenosa para acelerar os tempos”, “O que é interessante nesta faca é que tem várias aplicações: pode ser usada para cortar queijos macios, para descascar a fruta ou para tirar as espinhas do peixe”.
A noção de aplicação também é usada para fazer referência à assiduidade e à dedicação com que se realiza algo. Esta utilização do conceito é frequente no âmbito do estudo, onde o aluno aplicado é aquele que cumpre com as suas obrigações e obedece às ordens do docente: “Se continuares a demonstrar essa mesma aplicação, serás eleito aluno exemplar da escola”.
Uma aplicação informática é um tipo de software que permite que o utilizador realize um ou vários tipos de trabalho. Os processadores de texto e as folhas de cálculo são exemplos de aplicações informáticas, ao passo que os sistemas operativos ou os programas utilitários (que cumprem tarefas de manutenção) não fazem parte destes programas.
As aplicações podem ser desenvolvidas à medida (para satisfazer as necessidades específicas do utilizador) ou fazer parte de um pacote integrado (como é o caso do Microsoft Office).
No âmbito da matemática, por último, uma aplicação é uma operação através da qual se faz corresponder, a cada elemento de um conjunto, um único elemento de outro conjunto.