O conceito de banco deriva do germânico “banki”. Um dado, por outro lado, é uma informação específica, um testemunho, um teste ou uma documentação.
Com essas definições, podemos agora detalhar o escopo da noção de banco de dados, que é muito usada no campo da tecnologia da informação. É conhecido como um banco de dados o conjunto de informações que é organizado e estruturado de uma maneira específica para que seu conteúdo possa ser tratado e analisado de maneira rápida e fácil.
Os bancos de dados, portanto, apresentam dados estruturados de acordo com diferentes parâmetros. Ao organizar as informações de uma determinada maneira, o usuário pode encontrar o que está procurando com facilidade, diferentemente do que aconteceria se todos os dados fossem misturados e sem qualquer tipo de ordem.
No campo da informática, o conteúdo de um banco de dados pode ser consultado através de software. Suponha que um jornalista tem um banco de dados que apresenta informações sobre os jogadores de futebol europeus. Se você quiser descobrir qual é o jogador mais antigo do continente, você pode fazer uma consulta através do software e o banco de dados classificará automaticamente as informações de acordo com a idade.
Se o banco de dados não é digital, no entanto, a busca por informações pode ser mais complicada. Quando uma biblioteca coleta as informações de seus livros em fichas ou cartões de papel que são ordenados por autor e em ordem alfabética, aqueles que desejam acessar uma informação terão que rever vários cartões antes de encontrar o correspondente.